Datner - Educação Empresarial
 
 
 

Jogos para educação empresarial

JOGOS de empresa, têm se mostrado instrumentos dos mais eficientes para tratar questões organizacionais como conflitos de relacionamento, desenvolvimento do papel profissional, formação de equipes e de liderança, entre outras.

Yvette Datner é conceituada consultora de treinamento e desenvolvimento profissional. Aqui, ela apresenta 32 jogos, sua especialidade. Alguns são de sua autoria e todos são dirigidos à saúde relacional, grupal e organizacional. Na primeira parte do livro, descreve os fundamentos e indicadores teóricos.

Na segunda parte, cada jogo vem impresso em uma ficha descritiva que traz sua aplicação passo a passo. Eles foram selecionados por seu caráter dinâmico e instigante e pelo conteúdo específico para a educação empresarial.



Neste livro, é autora do capítulo “Role Playing”. Define e esclarece o verdadeiro Role Playing do Psicodrama e sua prática em empresas, organizações, grupos/equipes de profissionais, demonstrando que não se trata de mera simulação ou encenação de um texto prévio e sim, de um método processual que trabalha os papéis, seus complementares e o sistema entrelaçado das relações num grupo, entre grupos e numa organização.



Yvette Datner introduz o conceito de “Consciência Sociométrica” pouco explorado nas análises e pesquisas dos fenômenos grupais. Trata-se da auto-percepção de cada membro quanto à sua posição ou papel num grupo e também como é percebido pelos demais membros. Propõe ferramentas de avaliação e medição, formando mapas representativos das relações grupais para em seguida planejar um programa de desenvolvimento para a realização do que o grupo almeja e necessita como transformação.



Neste livro,escreve um capítulo como elaborar projetos para intervenções grupais defendendo que é necessário planejar para alcance de resultados. Nele, diversos profissionais relatam suas experiências sociopsicodramáticas segundo a visão socioeducativa.

Mostram que a intervenção abre a possibilidade de ampliar o conhecimento e a consciência dos participantes, além de permitir que os limites sejam transformados em desafios. Para profissionais que trabalham com grupos e têm como meta a saúde social e o fortalecimento das relações interinstitucionais.




Design by: Webzero